2023/2022
Este trabalho não seria possível sem a colaboração de diversas pessoas e organizações, entre as quais agradecemos:
À presidente da Embrapa, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, à Diretora de Negócios, Ana Euler, e aos chefes das Unidades Descentralizadas da Embrapa, Stanley Robson de Medeiros Oliveira, da Embrapa Agricultura Digital, e José Manoel Marconcini, da Embrapa Instrumentação, que foram parceiros na elaboração deste trabalho.
Aos sócios da SP Ventures, Francisco I. Jardim e Felipe Guth, e da Homo Ludens, Luiz Ojima Sakuda, pelo trabalho e elaboração em conjunto com a Embrapa. Ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), apoiadores do Radar Agtech Brasil e que têm ajudado a enriquecer os dados das agtechs e a divulgar todas as ações deste mapeamento de agtechs brasileiras. Ao presidente do Sebrae Nacional Décio Lima e sua equipe, em especial ao Diretor Técni- co do Sebrae Nacional, Bruno Quick, e aos analistas de inovação Rodrigo Rodrigues e Philippe Fauguet Figueiredo, pela parceria para o enriquecimento de dados da base, que colaborou com a classificação, o contato e a validação das Agtechs. Ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), representado pelo ministro Carlos Henrique Baqueta Fávaro, e também por sua Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo – SDI, na figura da secretária Renata Bueno Miranda, pelo apoio constante ao Radar Agtech Brasil como forte ferramenta para políticas públicas. Ao presidente da Finep, Celso Pansera, e sua equipe do Departamento de Empreendedorismo e Investimento em Startups (DEIS); ao TECNOPUC – Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, mais especificamente ao Luís Humberto M. Villwock, Head do CELEIRO Agrohub; e, também, ao SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, em nome de seus analistas Bruno Febronio Gasparini e Melina Cais J. O. Consoni Florenzano, pelo apoio e disponibilização dos nomes das startups parceiras ou inscritas em seus editais de fomento.
Ao Ministério das Relações Exteriores, representado por José Roberto de Andrade Filho (Embaixada do Brasil na China), e também à Apex-Brasil, pelo apoio na divulgação e tradução do Radar Agtech para o mandarim.
Aos colegas da Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens, três instituições realizadoras, que colaboraram de diferentes formas para este projeto, inclusive na autoria e na comunicação do Radar Agtech Brasil 2023.
À dupla de revisão e diagramação (Mariana Zambon Ferreira Braga, Raquel Serafim) que continua a propiciar a melhor qualidade possível nos seus trabalhos.
2020/2021
Este trabalho não seria possível sem a colaboração de diversas pessoas e organizações, entre as quais listamos abaixo:
A ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e Fernando Silveira Camargo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), apoiador do Radar Agtech Brasil e que tem ajudado a divulgar todas as ações do Radar Agtech Brasil.
Os chefes das Unidades Descentralizadas da Embrapa, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, da Embrapa Informática Agropecuária, e João de Mendonça Naime, da Embrapa Instrumentação, que foram parceiros na elaboração deste trabalho.
Agradecemos também à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, representada por Gustavo Diniz Junqueira e Gabriela Redona Chiste, e à Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, representada por Altair Silva e Alexandre Conceição Neto.
Luciana Marques Vieira (FGV-EAESP), Diego Silva Siqueira (Anprotec), Raphael Augusto (Liga Ventures), Daniel Duft (Meetup Agtech) e Mauro Carneiro (Embrapa), pela colaboração na revisão da taxonomia do Radar Agtech Brasil 2020/2021.
Maucir Nascimento (Speedio), pela parceria para o enriquecimento de dados da base, que colaborou com a classificação e contato com as agtechs.
Os parceiros que ajudaram na divulgação do formulário para cadastramento de agtechs no Radar Agtech Brasil, representados por Marcelo Grüber Velasques (Banco do Brasil), Ricardo Campo e Fabio Mota (Raízen), Eduardo Bitu (Conexa/Siagri), Almir Araújo (BASF), Livia Brando e Guilherme Amorim (Wayra). Agradecemos também aos parceiros do ecossistema de inovação do agro, José Augusto Tomé (AgTech Garage), Pedro Waengertner (ACE) e Eduardo Vegas Conejo, Guilherme Selber e Paulo Rogerio Quirino de Souza (Samsung)
Ao Ministério das Relações Exteriores, representado por José Roberto de Andrade Filho (Embaixada do Brasil na China), que, por meio do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC), apresentou o Radar Agtech Brasil a parceiros chineses e a brasileiros na China; e também viabilizou a tradução desta edição para o mandarim.
Rebecca Xie (Plug and Play China) e Estela Chen (Apex-Brasil), representando as equipes de suas organizações que convidaram para o evento Brazil AgTech Roadshow no qual o Radar Agtech Brasil 2019 foi apresentado.
Renato Barbosa Caetano, Valter Augusto Reynaldo e Rafael Carvalho (Totvs), com quem desenvolvemos uma pesquisa com empreendedores e fazendeiros para compreender melhor a transformação digital no agronegócio; e a todos os empreendedores e fazendeiros que dispuseram seu tempo.
Os colegas da Embrapa Antônio Luiz Oliveira Heberlê, Camilla Oliveira, Carolina Rodrigues Pereira, Dayanna Geyssa Bezerra Brandão, Cassio Andre Wilbert, Fernanda Ottoni, Fernando Matsuura, Hellen Christina De Almeida Kato, Hugo Soares Kern, Luciano Benedito Caldeira de Lima, Maria Fernanda Faro Diniz, Marina Keiko Pieroni Iwashita, Nadir Rodrigues Pereira, Selma Lúcia Lira Beltrão, Valéria Cristina Costa, Vanda Camargo, Verena Ribeiro Ferreira e Vinícius Milléo Kuromoto, que colaboraram de formas diferentes para este projeto.
Nossos fornecedores de serviços – Fernando Sá e Cristiane Coletti, Mariana Zambon Ferreira Braga e Raquel Serafim – que sempre propiciaram a melhor qualidade possível nos seus trabalhos.